Ciência e tecnologia na Culturethèque.

Descubra a revista Sciencie & vie; uma revista européia de atualidade científica que se dedica a explicar de maneira clara e objetiva a ciência e a tecnologia.

A revista, que nasceu em 1913, evoluiu ao longo das décadas oferecendo conteúdo escrito e ilustrado para ser compreendido por todos.

Com um passo à frente do progresso, com uma análise apurada e objetiva das situações, a Science et Vie decifra e antecipa. É assim que, antes de muitos outros, a revista se preocupava com as ameaças que as atividades humanas representavam para a biodiversidade e o clima da Terra (80 anos atrás …), expressava dúvidas sobre a segurança e o preço da eletricidade nuclear (há 40 anos) além de muitos outros temas importantes para a ciência e a vida.

Destacamos aqui a página do editoral da revista de julho de 2020, uma edição especial com 60 novas ideias para ver o mundo de forma diferente.

60 nouvelles idées pour voir le monde autrement.

Ce sont des hypothèses de recherche, des chemins de traverse à peine défrichés ou des propositions émergentes déjà étayées par des faits mais pas encore prouvées… Car le chemin est long, de l’eurêka au paradigme : il faut le temps que l’idée s’installe et que le patient travail de la science fasse son œuvre. Les plantes parlent-elles vraiment ? Les pluies peuvent-elles déclencher des éruptions ? Les abords d’un trou noir sont-ils habitables ? Des bactéries commandent-elles nos pensées ?

Parmi ces 60 idées nouvelles se cachent les révolutions scientifiques de demain. Mais chacune démontre déjà, à sa mesure, l’audace de la science qui, d’intuitions géniales en déclics qui font “tilt”, bouscule et réinvente en permanence des visions du monde que l’on pensait acquises.

source: site sciences-et-vie.com

Leia a revista completa na Culturethèque: uma plataforma digital com mais de 70 mil livros e documentos francófonos.

A Embaixada da França no Brasil e o Institut Français oferecem um acesso gratuito à Culturethèque,  biblioteca digital francesa, até 31 de agosto. 

Basta clicar no link “Se connecter”, e depois “S’inscrire”. Na lista das bibliotecas do formulário, escolher “Mediateca Maison de France – Bibliomaison”.

https://www.culturetheque.com/exploitation/BR/register.aspx

Se você já tiver feito uma inscrição em março, abril ou maio, a sua conta será automaticamente estendida até o dia 31 de agosto. 

Em caso de problema para se cadastrar ou fazer o download de um livro, por favor escreva para: marioncraheixrio@gmail.com

Publicado por:
Mediateca: mediateca@aliancafrancesabh.com.br
Aliança Francesa Belo Horizonte
www.aliancafrancesabh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.