No mês de setembro o Clube do livro convida você para falar de amor!

 O livro indicado para leitura é a obra-prima de Raymond Radiguet ainda pouco conhecido no Brasil.

Lançado em 1923 com uma enorme divulgação nas salas de cinema, o livro logo tornou-se um grande sucesso de crítica, ao mesmo tempo que causou escândalo na sociedade da época.

A Primeira Guerra Mundial estava no seu auge quando um adolescente de 15 anos – que ainda não podia servir nas Forças Armadas – teve um tórrido caso amoroso com Marthe, moça de 18 anos noiva de Jacques, rapaz que servia no front. Este é, resumidamente, o enredo do romance “Le Diable au corps.” 

Narrado em primeira pessoa por um adolescente sem nome que fala por todos, o texto trata de um tema escabroso – o adultério, a experiência do ciúme (“a verdadeira dor do homem”) –, mas os personagens centrais são inocentes e sua libertinagem, também. O livro provocou escândalo na França no início da década de 1920, sem que, no entanto, ninguém negasse sua condição de obra-prima e está até hoje na coleção de clássicos de todas as grandes editoras francesas.

Infelizmente, em 1924, um ano após o sucesso do livro, Radiguet morreu vítima de febre tifoide com apenas 20 anos de idade. Fonte do texto: https://www.bonslivrosparaler.com.br/livros/resenhas/o-diabo-no-corpo/5272

Institut National de l’Audiovisuel

Para saber mais sobre a breve vida de Raymond Radiguet acesse o site da France Culture – “Le Diable au corps” de Raymond Radiguet, scandaleux et mythique

Para participar do encontro do Club du live online da AFBH no mês de setembro de 2020, basta enviar o seu nome completo para mediateca@aliancafrancesabh.com.br. Dia 14 de setembro vamos enviar o link do programa zoom para todos os inscritos.

Publicado por:
Mediateca da AFBH
Dúvidas? envie email para mediateca@aliancafrancesabh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.