Publicado em 1943 “O Pequeno Príncipe” é um dos livros mais traduzidos no mundo!

Le Petit Prince é um romance filosófico com a aparência de um conto para crianças publicado por Antoine de Saint-Exupéry. Ele é um dos livros mais lidos no mundo, isso porque ele foi traduzido para mais de 220 idiomas e dialetos.

E agora você pode ler o texto integral, em francês, na Culturethèque.

O clássico moderno conta a história de um pequeno príncipe, que viaja pelo universo em busca de sabedoria. Na Terra ele encontra um aviador perdido no deserto, a quem conta toda sua jornada até então.

Com uma linguagem simples e despojada, o livro foi escrito com o objetivo de ser compreendido pelas crianças. Apesar de ter muitas características que podem classificar o livro como Literatura Infantil (a linguagem, os textos curtos, as ilustrações ao longo da história), O Pequeno Príncipe pode ser considerado um exemplar da literatura filosófica. Segundo críticos, o livro contém diversas parábolas existencialistas. Quase todos os capítulos abordam críticas à sociedade do período entre-guerras, ao mesmo tempo em que narram as partes da viagem do principezinho.

Como o livro é cheio de curiosidades destacamos dois fatos para despertar o seu interesse em ler ou reler esse grande clássico da literatura que já foi adaptado para quadrinhos, filmes e até séries de desenhos animados.

  • Uma bela curiosidade é que a famosa rosa da história foi inspirada na esposa do autor, a senhora Consuelo.
  • Outra curiosidade é que o escritor Saint-Exupéry desapareceu misteriosamente. O final da vida de Saint-Exupéry é tão misterioso quanto o fim de O Pequeno Príncipe. Depois de voltar à força aérea francesa, em uma missão de reconhecimento em 1944, seu avião desapareceu e ele nunca mais foi visto. 

Não se sabe se ele foi abatido por um inimigo ou caiu, e o corpo do autor nunca foi recuperado. Apenas em 2000 os restos do avião foram descobertos na costa de Marselha, no Mediterrâneo.

Quer conhecer mais curiosidades sobre o Pequeno Príncipe? então acesse “O Pequeno Príncipe: conheça 10 fatos surpreendentes sobre o livro”

uma ilustração feita pelo autor Antoine de Saint-Exupéry

Este livro está disponível na íntegra na biblioteca digital Culturethèque. Os alunos devidamente matriculados nas Alianças e os usuários externos da Mediateca da AFBH tem acesso gratuito ao site. Você é aluno? Então corre e se inscreva. No site, clique no link “Se connecter”, e depois “S’inscrire”. Na lista das bibliotecas do formulário, escolher “Biblioteca da Aliança Francesa de Belo Horizonte”. 

Você não é aluno e quer ler e conhecer esse e outros clássicos da literatura francesa, então entre em contato pelo email: mediateca@aliancafrancesabh.com.br

Publié par: mediateca@aliancafrancesabh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.