TROIS CONTES!

Clube abril

Você já leu algum conto de Gustave Flaubert? O clube do livrou de Abril é uma excelente oportunidade para ler, reler e conhecer uma outra faceta de um dos mais célebres escritores do realismo francês.

Gustave Flaubert (1821-1880) marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, pelo seu senso de realidade, pela sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances, tais como Madame Bovary (1857), A Educação Sentimental (1869), Salammbô (1862) e o livro de contos, “Trois contes” (1877).

“ Un coeur simple” é o conto escolhido para o encontro do mês de Abril de 2021!
Nesta história, o autor apresenta o “retrato” de uma mulher pobre do interior da França, modelo virtuoso de uma ética evanescente. Ao acompanhar, por meio do conto, os passos e desventuras dessa heroína ao avesso, busca-se evidenciar as condições que circundam o aparecimento de um olhar científico-objetivo para a subjetividade humana, logo transformada em objeto de uma nascente Psicologia*.

Você pode ouvir o conto através do site da France Culture (Écouter 1h29)

Então fica combinado. Dia 26 de abril, às 19h30, temos um encontro marcado para falar sobre a obra de Flaubert e toda a sua versatilidade ao escrever uma novela moderna sobre a generosidade de uma mulher de nome Félicité (“Felicidade”).

Para participar do encontro:

Basta enviar o seu nome completo para mediateca@aliancafrancesabh.com.br. Vamos enviar o link do programa zoom para todos os inscritos..

Para baixar o livro em pdf acesse: Bibliothèque TV5Monde.com
*Fonte: Lelivre

Publié le 13 avril par Mediateca da AFBH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.