“Avant que j’oublie” é a obra escolhida para o clube de junho, dia 28 às 19h30.

Clube de junho

O livro trata com humor e sensibilidade o tema da morte e a perda de um ente querido. “Rire ou pleurer, c’était toute la question.”

Anne Pauly, jornalista e escritora apresenta, em seu primeiro romance, “Antes que eu esqueça”(tradução livre) sobre os últimos dias de Jean-Pierre Pauly, sua morte e os meses que sua filha passa esvaziando a casa da família em Carrières-sous-Poissy.

Quando Anne fica sabendo da morte de seu pai, as memórias de família ressurgem. De volta à casa de sua infância, ela redescobre e mergulha em suas lembranças por meio de cada objeto, enquanto aqueles que estão ao seu redor lhe dizem para “virar a página”. Ela não quer e prefere gravar os sons da casa, temendo nunca mais ouvi-los. Isso lhe permitirá compreender melhor este homem ambíguo, fascinante e original, “com um chapéu decorado com penas arrancadas do chão”, mas aterrorizante. “Ele exigia silêncio: a contemplação das maravilhas da natureza seria apenas mais intensa, os pequenos animais não seriam perturbados e o arranjo do todo cósmico respeitado. Mas sabíamos muito bem que era acima de tudo a disposição de sua embriaguez que devíamos respeitar.”

O livro está disponível na Culturethèque. Para se inscrever na plataforma basta acessar o site da Culturethèque Brasil – ir para S’inscrire e preencher os dados. No campo biblioteca, selecionar a Bibliothèque da Aliança Francesa de Belo Horizonte. Veja o tutorial.

Para conhecer mais sobre a obra e a escritora, leia o extrait e acesse o Padlet do Clube “Lire et s’inspirer

E fique ligado na programação especial para as férias de JULHO:

Em Julho o clube vais debater sobre o livro “Le mariage de Figaro” (1784). A comédia O Casamento de Fígaro levou de 6 a 7 anos para ser apresentada, depois de ser examinada por seis censores consecutivos e ter sua estreia duas vezes interditada pelo próprio Luís XVI. A obra é considerada como uma das precursoras da Revolução Francesa por sua denúncia dos privilégios arcaicos da nobreza e da aristocracia da época. Essa peça inspirou ainda uma das óperas mais famosas de Mozart “As bodas de Fígaro” que também poderá ser vista no youtube.

O encontro do clube de julho irá integrar a programação do Festival Liberté 2021 da AFBH.

Clube do Livro “Lire et s’inspirer” de junho.

Data: 28 de junho, das 19h30 às 21h

Inscrições: mediateca@aliancafrancesabh.com.br

Onde: encontro online pela plataforma Zoom (o link será enviado por e-mail aos inscritos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.